Para melhor visualização, atualize o seu navegador de internet (browser).
Versões mínimas dos navegadores compatíveis com este site:
Chrome 45  |   Firefox 38  |   Opera 30  |   Internet Explorer 11  |   Edge 12  |   iOS 9  |   Safari 9  |   Android 4.4
Versão 2.1.1.28     03/12/2022 19:13

Tire suas dúvidas sobre Matrícula Fácil


MATRÍCULA FÁCIL – 2023

ATENÇÃO: Prezado participante, anote o número de sua inscrição. Você vai precisar dele posteriormente para saber em qual escola sua vaga foi reservada.

Durante as inscrições da 1ª Fase da Matrícula Fácil 2023, que ocorrerão no período de 17/11/2022 a 09/12/2022, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, você poderá inserir, no ato da pré-matrícula, sua foto, que servirá tanto para ficha cadastral, na futura escola, quanto para fins de transporte escolar.

Especificações da foto:

  • Formato: A foto precisa ser quadrada e com no máximo 400px de largura;
  • Tamanho da foto: Todas as fotos devem ter entre 8 e 32Kb; e
  • Tipo da foto: JPG.

Será possível ao candidato tanto anexar o arquivo da foto, quanto tirar a foto, no momento da inscrição, assim como a inserção do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato. Esse documento ajuda na identificação do candidato e evita possíveis duplicidades de matrícula.
Importante destacar que tanto a inserção da foto, quanto do número do CPF durante a inscrição da 1ª Fase da Matrícula Fácil 2023, NÃO serão obrigatórias.
No caso do candidato não adicionar a foto, ou número do CPF durante a 1ª Fase ele poderá fazê-lo diretamente na unidade escolar onde for alocado, em tempo oportuno.

As inscrições pela Matrícula Fácil são destinadas aos interessados em cursar as seguintes Séries/Modalidades, para o ano letivo de 2023, conforme descrito abaixo:

  • 1ª Série do Novo Ensino Médio – candidatos com idades entre:
    • 12 e 20 anos

  • 2ª Série do Novo Ensino Médio (Itinerários Formativos) – candidatos com idades entre:
    • 13 e 22 anos para a 2ª série

  • 3ª Série do Ensino Médio Regular – candidatos com idades entre:
    • 14 a 24 anos para a 3ª série

  • Módulos I, II e III do Novo Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos –EJA - candidatos com 18 anos completos ou a completar até dia 31/01/2023;

  • Módulo IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos –EJA - candidatos com 18 anos completos ou a completar até dia 31/01/2023;

  • 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral) – candidatos com idades entre:
    • 12 e 99 anos para a 1ª série
    • 13 e 99 anos para a 2ª série
    • 14 a 99 anos para a 3ª série

  • 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio Itinerário Inovador – candidatos com idades entre:
    • 12 e 20 anos para a 1ª série
    • 13 e 22 anos para a 2ª série

  • 3ª Série do Ensino Médio Inovador – candidatos com idades entre:
    • 14 a 24 anos para a 3ª série

  • 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio Itinerário de Empreendedorismo – candidatos com idades entre:
    • 12 e 20 anos

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário de Formação Técnica e Profissional – candidatos com idades entre:
    • 13 e 17 anos para a 1ª série

      Nas seguintes escolas:
      • Colégio Estadual José Leite Lopes – Técnico em Multimídia e Técnico em Programação de Jogos Digitais.
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Tijuca)

      • Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz – Técnico em Panificação
        Município: São Gonçalo (Bairro: Colubandê)

      • Colégio Estadual Erich Walter Heine – Técnico em Administração
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Santa Cruz)

      • Colégio Estadual Hebe Camargo – Técnico em Telecomunicações
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Santa Cruz)

      • Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva – Técnico em Administração, Técnico em Edificações e Técnico em Informática
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Campo Grande)

      • Colégio Estadual Dom Pedro II – Técnico em Produção de Áudio e Vídeo e Técnico em Química
        Município: Petrópolis (Bairro: Centro)

      • CEFFA CEA Rei Alberto I – Por Alternância – Técnico em Administração e Técnico em Agropecuária
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Santa Cruz)

      • Centro de Ensino Integrado Agrícola Barão de Langsdorff – Técnico em Agropecuária
        Município: Magé (Bairro: Fazenda Conceição do Suruí)

      • Colégio Estadual Infante Dom Henrique – Técnico em Hospedagem
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Copacabana)

      • CIEP 488 Ezequiel Freire – Técnico em Programação de Jogos Digitais
        Município: Itatiaia (Bairro: Jardim Itatiaia)

      • CE Rio Grande do Norte – Ensino Médio - Itinerário de Iniciação Científica e Tecnológica
        Município: Volta Redonda (Bairro: Tangerinal)

      • CE Boa Vista – Ensino Médio - Itinerário de Iniciação Científica e Tecnológica
        Município: Barra Mansa (Bairro: Boa Vista I)

      • CIEP 485 João Batista de Barros – Ensino Médio - Itinerário de Música
        Município: Barra Mansa (Bairro: Bom Pastor)

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário de Línguas, candidatos com idades entre:
    • 13 e 17 anos para a 1ª série

      Nas seguintes escolas:

      • Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto (Brasil-Espanha)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Meier)

      • CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade (Brasil - Estados Unidos)
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Comendador Soares)

      • CIEP 449 Leonel de Moura Brizola (Brasil – França)
        Município: Niterói (Bairro: Charitas)

      • CIEP 100 São Francisco de Assis (Brasil – França)
        Município: Mesquita (Bairro: Rocha Sobrinho)

      • Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa (Brasil – China)
        Município: Niterói (Bairro: Charitas)

      • CIEP 218 Ministro Hermes Lima (Brasil – Turquia)
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Jardim Gramacho)

      • CE Rodrigo Otavio Filho (Brasil – Itália)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Vaz Lobo)

      • CE José Maria de Brito (Brasil – Japão)
        Município: Itaguaí (Bairro: Centro)

      • Colégio Estadual Prof.ª Eliane Martins Dantas (Brasil – Alemanha)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Braz de Pina)

      • CE Tenente Otavio Pinheiro - Brasil-Russia (Brasil – Rússia)
        Município: Belford Roxo (Bairro: São Vicente)

      • CIEP 097 Carlos Chagas (Brasil-China)
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Sarapuí)

      • CIEP 370 Professor Sylvio Gnecco De Carvalho (Brasil - México)
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Chácaras Arcampo)

      • CIEP 413 Adão Pereira Nunes – (Brasil - México)
        Município: São Gonçalo (Bairro: Neves)

      • Colégio Estadual Armando Dias – (Brasil - Argentina)
        Município: Japeri (Bairro: Nova Belém)

      • Colégio Estadual João Cardoso – (Brasil - Argentina)
        Município: Nilópolis (Bairro: Nova Cidade)

      • Colégio Estadual Jardim Marilice – (Brasil - Uruguai)
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Jardim Corumbá)

      • CIEP 309 Zuzu Angel – (Brasil - Colômbia)
        Município: São Gonçalo (Bairro: Arsenal)

      • Colégio Estadual Piauí – (Brasil - França)
        Município: Volta Redonda (Bairro: Ponte Alta)

      • Colégio Estadual Jornalista Maurício Azedo– (Brasil - Índia)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Caju)

      • CIEP 260 Barbosa Porto – (Brasil - Chile)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Centro)

      • Colégio Estadual Herbert de Souza (Itinerário de Línguas)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Rio Comprido)

      • Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila (Itinerário de Línguas)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Benfica)

      • Liceu de Humanidades de Campos (Itinerário de Línguas)
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Centro)

      • Colégio Estadual Romualdo Monteiro de Barros (Itinerário de Línguas)
        Município: Itaperuna (Bairro: Cidade Nova)

      • CIEP 244 Oswaldo Aranha (Itinerário de Línguas)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Realengo)

      • Colégio Estadual Niterói (Itinerário de Línguas)
        Município: Volta Redonda (Bairro: São Cristóvão)

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário de Eletrotécnica, candidatos com idades entre:
    • 13 e 17 anos para a 1ª série

      Na seguinte Unidade Escolar:

      • CIEP 493 Professora Antonieta Salinas de Castro – Técnico em Eletrotécnica
        Município: Barra Mansa (Bairro: Vista Alegre)

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário de Esporte, candidatos com idades entre:
    • 13 e 17 anos para a 1ª série

      Na seguinte Unidade Escolar:

      • CE Monteiro de Carvalho
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Santa Teresa)

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário Cívico Militar, candidatos com idades entre:
    • 12 e 20 anos para a 1ª série

      Série/Curso ofertado em 15 Escolas

  • 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Regular;

  • Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos – EJA – candidatos com 15 anos completos ou a completar até dia 31/01/2023;

  • 6º Ano do Ensino Fundamental Intercultural, candidatos com idades entre:
    • 8 e 13 anos para o 6º ano

      Na seguinte escola:

      • CIEP 413 Adão Pereira Nunes – (Brasil - México)
        Município: São Gonçalo (Bairro: Neves)

      • CIEP 370 Professor Sylvio Gnecco De Carvalho (Brasil - México)
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Chácaras Arcampo)

      • CIEP 309 Zuzu Angel – (Brasil - Colômbia)
        Município: São Gonçalo (Bairro: Arsenal)

  • 6º Ano do Ensino Fundamental com Ênfase em Tecnologia, Sustentabilidade, Arte e Esporte, candidatos com idades entre:
    • A partir de 8 anos

      Série/Curso ofertado em 36 Escolas

  • 6º Ano do Ensino Fundamental Integral com Ênfase em Línguas, candidatos com idades entre:
    • 8 e 13 anos para o 6º ano

      Na seguinte escola:

      • Liceu de Humanidades de Campos (Itinerário de Línguas)
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Centro)

  • 6º Ano do Ensino Fundamental Integral Cívico Militar, candidatos com idades entre:
    • 8 e 13 anos para o 6º ano

      Série/Curso ofertado em 05 Escolas

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos.

É um conjunto de orientações que deverá nortear a reelaboração do currículo de referência SEEDUC-RJ. A base trará os conhecimentos essenciais, as competências, habilidades e objetos do conhecimento que serão trabalhados durante o Ensino Médio.

Os itinerários formativos são o conjunto de componentes curriculares, em que os estudantes poderão aprofundar os conhecimentos em uma das áreas do conhecimento (Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), na formação profissional e técnica ou até mesmo em duas ou mais áreas de forma integrada.

Não. Pelo contrário, a proposta atual da BNCC, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório ao longo do Ensino Médio.

No Ensino Médio, obrigatoriamente, serão ofertados estudos e práticas de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia. Já o ensino de Língua Portuguesa e Matemática será obrigatório nos três anos do Ensino Médio.

A Lei nº 13.415/2017 torna o inglês obrigatório desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. No estado do Rio de Janeiro haverá a oferta da Língua Espanhola como componente eletivo, em conformidade às legislações estaduais.

No Estado do Rio de Janeiro haverá oferta do Ensino Religioso como componente eletivo, em conformidade com as legislações estaduais.

Sim. O aluno que concluiu a 1ª série poderá se transferir para a 2ª série do Novo Ensino Médio (Itinerários Formativos), 2ª série Ensino Médio Inovador, Módulo II da Educação de Jovens e Adultos - EJA (desde que tenha idade mínima de 18 anos), 2ª série do Curso Normal.

Sim. O aluno que concluiu a 2ª série do Curso Normal poderá se transferir para a 3ª Série do Ensino Médio Regular.

Sim. O aluno que concluiu a 2ª série do Ensino Médio Inovador poderá se transferir para a 2ª série do Curso Normal (Fazendo as adequações curriculares específicas do curso de formação de professores) ou para a 3ª série do Ensino Médio Regular.

As inscrições via site www.matriculafacil.rj.gov.br acontecerão nos períodos 17/11/2022 a 09/12/2022 (1ª Fase), e a partir de 24/01/2023 (2ª Fase). Sendo que os dias 24/01/2023 e 25/01/2023 são exclusivos para candidatos não alocados na 1ª Fase. A partir do dia 26/01/2023 poderão se inscrever os candidatos novos que queiram ingressar no Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede SEEDUC, bem como aqueles não alocados na 1ª Fase, que não confirmaram suas matrículas no período exclusivo.

Você poderá escolher de 02 a 03 unidades escolares, perfazendo de 03 à 08 opções. Essas opções referem-se à possibilidade do candidato escolher por cursos e/ou turnos distintos dentro de uma mesma unidade escolar.
Exemplo: O candidato ao optar pela 1ª serie do Ensino Médio Regular do CAIC Euclydes da Cunha – turnos da manhã, tarde e noite, estará configurando 03 opções para a referida unidade escolar.
No caso da Educação de Jovens e Adultos – EJA Fase VI (Ensino fundamental), o candidato poderá selecionar somente 01 unidade escolar.
ATENÇÃO: Caso a unidade escolhida ofereça os três turnos (manhã, tarde e noite) você poderá escolher um turno específico ou todos marcando a opção desejada.

Veja o exemplo a seguir:

1ª opção – C.E. Duque de Caxias – manhã
2ª opção – C.E. Duque de Caxias - tarde
3ª opção – C.E. Souza Aguiar – manhã
4ª opção – C.E. Duque de Caxias – noite


Respeitando os critérios estabelecidos na Resolução de Matrícula 2023, a tentativa de alocação será efetuada no C.E. Duque de Caxias, no turno manhã, posteriormente no turno da tarde, após no C.E. Souza Aguiar, no turno manhã e por último no C.E. Duque de Caxias no turno da noite. Somente após tentar alocar na primeira opção é que a 2ª opção será analisada. Assim, no C.E. Duque de Caxias a tentativa de alocação será efetuada no turno manhã, passando para tarde, após no C.E. Souza Aguiar, turno da manhã e por último, no C.E. Duque de Caxias turno da noite.

Qualquer alteração poderá ser realizada na internet durante as inscrições da 1ª Fase, que ocorrerão de 17/11/2022 a 09/12/2022. Após esse período o sistema estará indisponível para alterações.

A partir do dia 22/12/2022, o resultado das alocações estará disponível no site www.matriculafacil.rj.gov.br e da Secretaria de Educação. Utilizando o número de sua inscrição será possível a consulta da situação.

Não. Caso você tenha sido alocado (a) na 1ª Fase da Matrícula Fácil, sua vaga somente estará garantida após a confirmação da matrícula, que ocorrerá no período de 03/01/2023 a 12/01/2023, mediante apresentação da documentação necessária, na escola para a qual foi selecionado(a).

ATENÇÃO: Devido à pandemia, causada pela COVID-19, a confirmação de matrícula da 1ª Fase da Matrícula Fácil 2023 permanecerá ocorrendo com data e turno marcados, os quais serão informados ao candidato no momento do resultado da alocação.

Não. A alocação é apenas uma reserva de vaga. Sua vaga somente estará garantida após a confirmação da matrícula, na unidade escolar para a qual você foi selecionado, que ocorrerá no período de 03/01/2023 a 12/01/2023, mediante apresentação da documentação necessária.

Você deverá participar da 2ª Fase da Matrícula Fácil, acessando o site www.matriculafacil.rj.gov.br, nos dias 24/01/2023 a 25/01/2023, (Período exclusivo dos candidatos não alocados na 1ª Fase) para fazer uma nova escolha de escola (Nesta fase o candidato faz somente a escolha de uma escola e, automaticamente, tem a vaga reservada).
Caso não consiga acessar o site nos dias exclusivos para os não alocados, você poderá inscrever-se no mesmo a partir das 08:00h do dia 26/01/2023.

Você deverá participar da 2ª Fase da matrícula, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir das 08:00h do dia 26/01/2023.
A 2ª Fase da matrícula é uma fase concorrente em que as vagas disponíveis são as remanescentes da 1ª Fase, onde o candidato escolhe uma única unidade escolar. A alocação é feita por ordem de conclusão de inscrição e de acordo com a disponibilidade de vagas.

O candidato, ou seu responsável (para menores de 18 anos), deverá comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da inscrição no site www.matriculafacil.rj.gov.br.

A partir do dia 26/01/2023, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, você deverá realizar uma nova pré-matrícula, em uma unidade escolar com vaga disponível, e comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da inscrição no site www.matriculafacil.rj.gov.br.

Todos os candidatos deverão fazer uma pré-matrícula através do site www.matriculafacil.rj.gov.br selecionando unidade escolar com vaga disponível e, posteriormente, comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da inscrição no site, para confirmação de matrícula.
No entanto, aqueles com dificuldade de acesso à internet, poderão agendar comparecimento às unidades escolares da Rede SEEDUC para serem auxiliados no procedimento de inscrição, que ocorrerá EXCLUSIVAMENTE através do site da Matrícula Fácil.

As solicitações de transferências deverão ser realizadas a partir do dia 30/01/2023 através do site www.matriculafacil.rj.gov.br.
Caso a unidade escolar possua vaga disponível para a série/curso/turno desejado, o aluno poderá realizar a inscrição imediatamente e comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte ao da inscrição no site.
Caso a unidade escolar não possua – no momento da inscrição – vaga disponível para a série/curso/turno desejado, o aluno poderá realizar um cadastro para transferência informatizada, respeitando o limite máximo de 20% (vinte por cento) do quantitativo de vagas ofertadas por série/curso/turno. À medida que as vagas forem disponibilizadas na unidade escolar, o aluno será convocado, via e-mail, e deverá comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da convocação, respeitando o turno informado para comparecimento.

Não. Baixa visão (ou visão subnormal) é quando há uma perda de visão (visão abaixo de 20% nos dois olhos), mas com alguma funcionalidade preservada.
A baixa visão não pode ser corrigida ou atenuada com o uso de óculos ou lentes de contato. É necessária a apresentação de laudo atualizado contendo o CID da deficiência.

No momento da inscrição será necessário informar que possui irmão matriculado na Rede SEEDUC, e posteriormente o nº de matrícula; nome completo; data de nascimento; unidade escolar; série; curso e turno. Todavia, a efetivação da matrícula estará condicionada à disponibilidade de vaga, na série/curso/turno da escola em que o irmão (ã), menor de 18 anos, encontra-se matriculado.

Fica assegurado o direito desde que haja a oferta de ambos os segmentos da unidade escolar pretendida, bem como a disponibilidade de vaga no momento da inscrição.

No momento da inscrição dos candidatos menores de 18 anos, a ordem de preferência das escolas e turnos de ambos os irmãos, deverão ser IDÊNTICAS.

Não. A regra se aplica somente para os casos de ambos os candidatos possuírem menos de 18 anos, considerando que a legislação que trata sobre o direito de irmãos (ãs) estudarem em mesma unidade escolar, consiste na Lei Federal Nº 8069 de 13 de Julho de 1990 (com alteração feita pela Lei Nº 13845 de 18 de Junho de 2019) que refere-se ao “Estatuto da Criança e do Adolescente”, abrangendo indivíduos menores de 18 anos.

Nesses casos o responsável do candidato menor de 18 anos, que não conseguiu a vaga, deverá comparecer à unidade escolar a partir de 26/01/2023 para requerer ao Diretor a vaga. Mas ressaltamos que somente os participantes da 1ª Fase da Matrícula Fácil que não conseguiram a vaga, poderão requerer à vaga diretamente na unidade escolar. Contudo, a efetivação da matricula estará condicionada à disponibilidade de vaga na série/curso/turno desejado, no momento da solicitação.

Angra dos Reis, Aperibé, Areal, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Itaboraí, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Magé, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Porciúncula, Queimados, Resende, Santo Antônio de Pádua , São Gonçalo, São João de Meriti, São José de Ubá, São Pedro de Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes, Três Rios, Valença, Varre-Sai e Vassouras.

Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaguaí, Itatiaia, Japeri, Macaé, Mangaratiba, Maricá, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Rio Claro, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José do Vale do Rio Preto, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Tanguá e Volta Redonda.

Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Cantagalo, Itaperuna, Macuco, Mendes, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São Gonçalo, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia.

Rio Claro

Valença

Angra dos Reis, Aperibé, Araruama, Areal, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Paracambi, Paraty, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Queimados, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Teresópolis, Trajano de Moraes, Três Rios, Varre-Sai, Vassouras e Volta Redonda.


SOBRE OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
(2ª Série do Novo Ensino Médio / Módulo III da EJA Novo Ensino Médio)

NOME DO ITINERÁRIO DESCRIÇÃO
EJA ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - EJARTE Compreender a multiculturalidade brasileira como reflexo da inserção e da herança de elementos culturais de outros povos para a construção de identidade e pertencimento nacional.
EJA ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - MOVIMENTE Apresentar, analisar e comparar os diversos tipos de linguagem corporal, compreendendo a capacidade de comunicação e expressão, principalmente através de danças, jogos e práticas esportivas e suas possibilidades de interação.
EJA ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - GESTÃO SAUDÁVEL DO MEU DINHEIRO Conceituar finanças pessoais e a importância da educação financeira no contexto individual e familiar. Aprender a controlar as dívidas a partir de um planejamento para eliminá-las. Aprender sobre orçamento (despesas fixas e despesas varáveis), tipos ou sistemas de orçamento (fechamento e sistemas disponíveis). Desenvolver habilidades de administrar as crises financeiras.
EJA ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - QUE COMECEM OS JOGOS! Abordar temas no ensino de Matemática vital na formação do estudante que possam ser utilizados na elaboração dos games. Desenvolver com os estudantes um projeto em que eles façam um protótipo de um game (tabuleiro, jogo de cartas, RPG, entre outros).
EJA ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - DESENV. E TEC. SOC. E SUSTENT. Abordar os conhecimentos prévios sobre a tecnologia social e seus impactos na sociedade moderna. Mostrar a evolução desse tipo de tecnologia no Brasil e no mundo e o papel dela na nossa sociedade. Criar grupos de estudantes para reflexão e o desenvolvimento de um projeto em que eles deverão propor melhorias baseadas na tecnologia social.
EJA ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - PEGADA ECOLÓGICA Analisar as diferentes formas de medir a utilização dos recursos naturais pelo homem e os impactos da ação humana sobre o meio ambiente, conforme os hábitos de consumo e estilos de vida. Mobilizar os estudantes para o uso racional e equitativo dos recursos naturais.
EJA ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Analisar ao longo da História o processo de desenvolvimento científico, as principais descobertas da ciência e seus impactos positivos e negativos sobre o meio ambiente e a sociedade.
EJA ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - AÇÃO ANTIRRACISTA Discutir as relações raciais dos diferentes grupos que constituem a História brasileira e os desafios para a promoção da igualdade racial para eliminar formas de discriminação e opressão, tanto individuais com institucional.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - MÍDIAS: LINGUAGEM EM AÇÃO Explorar e interagir com as diversas formas de expressão utilizadas no universo digital, como: fotografias, jogos eletrônicos, reportagens, vídeos, áudio, redes sociais, desenhos gráficos, entre outros, posicionando-se criticamente frente a essas representações.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - LINGUAGEM EM MOVIMENTO Apresentar, analisar e comparar os diversificados tipos de linguagem corporal ao longo da História, de forma antropológica, até a contemporaneidade, compreendendo a capacidade de comunicação e expressão, principalmente através de danças, jogos e práticas esportivas.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - M@ATEMÁTICA CONECTADA Desenvolver com os estudantes a resolução de problemas cotidianos com a utilização de estratégias dos games. Deseja-se, com essa prática, aumentar o engajamento dos discentes, gerando estímulo, motivação e modificação de comportamentos.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - POR SUA CONTA Construir com os estudantes noções de Educação Financeira capazes de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e com pleno domínio da sua vida financeira.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - RECURSOS NAT. E DESENV. SUST. Explorar o uso dos recursos naturais no cotidiano do estudante para desenvolver entendimentos sobre o consumo sustentável e a situação destes recursos no Brasil e no mundo.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - SOL. ENERG. PARA O NOVO TEMPO Apresentar os principais conceitos iniciais para abordar o tema de energia, além de mostrar os diferentes tipos de fontes e formas energéticas (mapa conceitual). Analisar as conservações da matéria e da energia em situações cotidianas, de produção e nas relações entre os seres vivos e o ambiente.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - EDUC(AÇÃO) POLÍTICO-SOCIAL Conhecer o funcionamento e estrutura dos níveis de governo e Poderes da República. Compreender a importância da participação dos órgãos de controle externo e interno para o Estado Brasileiro.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - OPORTUN(A)IDADE Compreender os processos socioeconômicos de envelhecimento da população brasileira. Conhecer os direitos da população idosa. Visibilizar a importância da ancestralidade para o futuro das novas e atuais gerações.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO BLOCO TEMÁTICO LGG+CHS - CIDADANIA ATIVA Conhecer as diferenças do conceito de cidadania ao longo da História. Reconhecer a aplicação do conceito de cidadania em diversos gêneros textuais. Compreender o porquê da Constituição de 1988 ser tratada como a “Constituição Cidadã”.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO BLOCO TEMÁTICO LGG+CHS - BAGAGEM CULTURAL Fazer com que os estudantes investiguem e explorem as características do local onde vivem ou as proximidades na tentativa de identificar potenciais sítios com riqueza cultural, história e turística, a fim de contribuir com a sua bagagem de conhecimentos.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO BLOCO TEMÁTICO MAT+CNT - PESQUIS@, INOV@Ç@O E TECNOLOGIA - "PIT" Levantar dados gráficos e planilhas que abordem a pesquisa e inovações tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Conscientizar a comunidade escolar da importância de preservar a natureza e o meio ambiente.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO BLOCO TEMÁTICO MAT+CNT - TROCANDO "FIGURINHAS" Explorar com os estudantes as inúmeras relações entre os alimentos e a Matemática, correlacionando esse componente com outras Áreas do Conhecimento. A título de sugestão, pode relacionar o formato dos alimentos e a área de plantio com a Geometria, a composição nutricional e calórica com as necessidades do corpo humano, a superprodução e a escassez com a utilização do meio ambiente.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO BLOCO TEMÁTICO MAT+CHS - A MATEMÁTICA NA DINÂMICA DA SOCIEDADE Conhecer os modais de transporte do Brasil e sua abrangência. Comparar o rendimento dos diversos modais (custo x benefício; número de pessoas x tempo, eficiência etc.). Apresentar práticas de intermodalidades.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO BLOCO TEMÁTICO MAT+CHS - PAPO DEZ Conhecer os principais dados estatísticos de monitoramento da sociedade brasileira. Analisar a desigualdade socioeconômica dos diversos grupos sociais.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO BLOCO TEMÁTICO CNT+CHS - SUSTENTABILIDADE SOCIOCULTURAL E QUALIDADE DE VIDA Abordar os conceitos de diversidade cultural e qualidade de vida. Descrever as percepções objetivas e subjetivas de qualidade de vida. Criar um grupo de reflexão para trabalhar a percepção do sujeito (o eu e o outro).
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO BLOCO TEMÁTICO CNT+CHS - SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO Apresentar as mudanças nos processos de produção, na organização do trabalho, nas formas de organização dos trabalhadores, nas qualificações profissionais. Abordar sobre a Revolução tecnológica (avanços tecnológicos): microeletrônica, informática, telecomunicações, automação industrial, biotecnologia, engenharia genética e cidades inteligentes.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO INTEGRAÇÃO DE ÁREAS - VIDA ATIVA E SAUDÁVEL Identificar, relacionar e executar práticas corporais e suas possibilidades de interação. Compreender a importância dos exercícios físicos como seus efeitos para a saúde mental e para a vida em sociedade.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO INTEGRAÇÃO DE ÁREAS - GERAÇÃO DIGIT@L Desenvolver com os estudantes formas de ensino que valorizem a integração entre as Áreas do Conhecimento na resolução de problemas do cotidiano, utilizando os conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO SOCIOEDUCAÇÃO - VIVÊNCIAS HUMANAS E PROBALÍSTICAS Desenvolver habilidades socioemocionais, como: autoconhecimento (saber o que sinto) e autocontrole (como lidar com o que sinto), através de trabalhos em grupo, seminários, rodas de conversas, memória afetiva, memória de infância etc.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO SOCIOEDUCAÇÃO - SAÚDE E SOCIEDADE Compreender os aspectos que compõem de forma abrangente a saúde física: alimentação, hidratação, atividades físicas. Identificar as principais causas e consequências de populações em situação de pobreza ou extrema pobreza. Sensibilizar o estudante quanto à importância fundamental do lazer, momentos de descanso e do convívio com o núcleo familiar e de amigos.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO EDUCAÇÃO DO CAMPO - DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E PROD. DE BASE ECOLÓGICA Conceituar e definir Território e Territorialidades, mapeando os diferentes atores sociais e interesses envolvidos no processo de desenvolvimento territorial. Promover diálogos entre territórios e experiências de desenvolvimento: observações preliminares entre o urbano, o camponês e o natural.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO EDUCAÇÃO DO CAMPO - EXTENSÃO RURAL, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Caracterizar o setor agrícola: importância, estrutura e a dimensão do negócio rural. Entender sobre economia de mercado: teoria do consumidor e da produção; formação de preços e custos de produção; determinação dos custos da produção rural; custos fixos e variáveis; custo marginal e custo médio da produção.

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida nas questões acima, entre em contato com a Ouvidoria da SEEDUC através do telefone (21) 2380-9055.